LIVROS E BICHOS

Este é o blog da Tércia Montenegro, dedicado preferencialmente a livros e bichos - mas o internauta munido de paciência também encontrará outros assuntos.

sábado, 24 de julho de 2010

Recordações




Voltei de viagem há pouco e aqui vão duas das muitas fotos que trouxe: numa delas, estou com Ulisses, o gato luso do meu amigo Juva; na outra, uso uma típica - e felina - máscara veneziana.
Agora, os próximos dias provavelmente serão de adaptação, para organizar de novo a rotina. Mas nada jamais será como antes, claro. As viagens sempre interferem filosoficamente em mim. E não por acaso (que isso não existe) cito um trecho do Calvino, que estava petiscando hoje no almoço: " (...) mesmo que se tratasse do passado, era um passado que mudava à medida que ele prosseguia a sua viagem, porque o passado do viajante muda de acordo com o itinerário realizado, não o passado recente ao qual cada dia que passa acrescenta um dia, mas um passado mais remoto. Ao chegar a uma nova cidade, o viajante reencontra um passado que não lembrava existir: a supresa daquilo que você deixou de ser ou deixou de possuir revela-se nos lugares estranhos, não nos conhecidos." (As cidades invisíveis, p.28)

4 comentários:

  1. A fotografia da máscara veneziana faz lembrar, com efeito, os nobres bailes italianos. Mas a imagem com o Ulisses tem um brilho especialmente profundo. Ela exprime fielmente um estado de espírito tão absolutamente terno, humano que, se não fizer comover, pelo menos merece o que poucas imagens nessa vida merecem: a moldura do tempo.

    ResponderExcluir
  2. Que trecho!

    Quando puder, me dá uma ligada. Férias estão no fim =/
    Seria bom colocarmos o papo em dia.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Delííícia! xD~ Você e Veneza se merecem... Seu blog vai ficar mais interessante. =*** Saudade!

    ResponderExcluir
  4. Uma bela imagem. O Ulisses deve estar todo prosa... Vou mostrar a foto a ele...
    Beijos com saudade.
    Juva

    ResponderExcluir