LIVROS E BICHOS

Este é o blog da Tércia Montenegro, dedicado preferencialmente a livros e bichos - mas o internauta munido de paciência também encontrará outros assuntos.

sábado, 28 de maio de 2011

Algo de errado com Le Clézio

Acabei de ler Peixe Dourado, minha segunda experiência com J.M.G.Le Clézio, o premiado e badalado autor francês da contemporaneidade. Assim como aconteceu com Refrão da fome, fiquei decepcionada. Há algo que não me convence, nessas narrativas - principalmente, porque são feitas em primeira pessoa, e o trabalho com o tempo (e o próprio traçado da história do protagonista) fica superficial demais. Personagens aparecem e desaparecem com rapidez inverossímil. Claro que existem passagens interessantes e poéticas, mas o livro em si permanece gratuito, sem uma razão coesiva.
Quem se aventura pela escrita de um romance deve conviver bem - e profundamente - com as figuras que cria. Esse não parece ser o caso de Le Clézio. Seus personagens são marionetes, descritos de forma rasa ou estereotipada. Alguns vivem experiências incomuns, mas sua personalidade é a de um fantoche: sinal de que faltou algo, nesse processo que somente os bons conseguem transformar em verdadeira literatura...

Nenhum comentário:

Postar um comentário