LIVROS E BICHOS

Este é o blog da Tércia Montenegro, dedicado preferencialmente a livros e bichos - mas o internauta munido de paciência também encontrará outros assuntos.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Temperamento arquitetônico

Eu sempre me deliciei com as curvas impossíveis de Gaudí, essa arquitetura que parece elástica, num novo tipo de barroquismo que ainda é contorsão, mas agora não sugere angústia e sim, brincadeira para o olhar. Pois estava hoje estudando um pouco sobre ele, e eis que vejo - textualmente admitida - a relação entre o modernismo catalão de Gaudí e a tendência art nouveau que mais de uma década atrás fez com que eu me apaixonasse pelos arabescos de Lautrec e pelos traços-em-mosaico de Klimt... Afinal, tudo parece tão óbvio! A mesma linguagem do trencadis, com as cerâmicas coloridas quebradas, que parecem bordar figuras lúdicas, perpassa (numa influência explícita, ainda que através de outros materiais) a obra desses autores. Todos são adeptos do círculo, das espirais e das parábolas - e com isso eu constato que a minha paixão é marca de um temperamento pró-redondo, se assim se pode dizer. Tudo o que me agrada, espacialmente, é curvilíneo ou sinuoso. Não suporto, por exemplo, estradas retas: parecem tão econômicas, tão mesquinhas, em sua direção! Ao contrário, vejo montanhas, mares ou qualquer coisa que sugere ondulação como bem-vinda, dentro de uma paisagem. A curva, em si, já é um ato de beleza. Para mim, seria uma tortura viver num local cheio de móveis com arestas, quadrados ou retângulos, caixinhas com seus limites muito certos. Às vezes, quando viajo, sem querer me hospedo num hotel que tem esse tipo de quarto, perfeitamente geométrico. Tenho vontade de encher o lugar com balões de aniversário, para ver se a atmosfera fica mais leve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário