LIVROS E BICHOS

Este é o blog da Tércia Montenegro, dedicado preferencialmente a livros e bichos - mas o internauta munido de paciência também encontrará outros assuntos.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Minhas razões para detestar a Copa de Futebol

Geralmente não gosto de falar das coisas que detesto (o melhor é esquecê-las). Mas não resisto à mania de fazer uma pequena lista de motivos para justificar minha antipatia relativa a esse período de Copa do Mundo. Assim, literalmente dou tratos à bola e penso que:

1) Não há argumento suficiente que explique porque as pessoas se tornam tão eufóricas e desesperadas, dispostas a qualquer vício que faça transbordar sua suposta alegria diante de um esporte.
2) A hipótese do nacionalismo para defender a torcida insana é completamente furada, visto que a maioria dos brasileiros tem o péssimo hábito de falar mal do Brasil. Se todas essas pessoas se motivassem pelo sincero amor à pátria na hora de assistir aos jogos, a audiência seria mínima.
3) Levando em conta que os jogos nada mais são do que momentos de catarse, que poderiam ser provocados por qualquer outra coisa (visto que o que vale é comemorar e liberar as emoções), por que as pessoas não experimentam variar e celebrar outros eventos? Vincular o frenesi do êxtase a uma data ou circunstância única acaba se transformando em tédio.
4) A pressão da mídia é terrível e escancarada, e não compreendo como as pessoas admitem que suas cabeças sofram a lavagem específica que as faz comprar televisores novos, ou cervejas de determinada marca, só porque tal propaganda ordenou.
5) Finalmente, pra que tanto barulho? Um gritinho de alegria, vá lá. Mas urros, fogos, estopins, buzinas ininterruptas e vuvuzelas? Quem foi que associou felicidade com dor de cabeça, meu Deus?

2 comentários:

  1. Texto muito bom. Adorei o final!!!

    (Mas, mesmo assim, não resisto aos jogos da copa. Talvez mais pela reunião em si... E o momento catártico, a gente sabe que há sempre vááárias situações das quais a gente se utiliza como uma catarse disfarçada...)

    Beeijo, Tercinha!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto! Também adorei o final! hehehe =)Tercinha, próxima semana eu vou assistir aos jogos da Copa é na Argentina, estou indo para Buenos Aires. Iupe! =) hehe

    ResponderExcluir