LIVROS E BICHOS

Este é o blog da Tércia Montenegro, dedicado preferencialmente a livros e bichos - mas o internauta munido de paciência também encontrará outros assuntos.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Bilan de l'année



Continuo literariamente por terras dublinenses, cada vez mais convencida de que Joyce foi um gênio. Assim é quem inaugura um estilo; quem copia é mero oportunista.
Antes mesmo do Natal, vem-me o impulso de fazer uma retrospectiva do ano, dentro dessa convenção de calendário que nos foi imposta pelo Ocidente. Os pontos positivos (só eles me interessam) nessa etapa da jornada foram:
1) A viagem por Veneza e Florença. Ainda agora preparo uma apresentação para amanhã, na aula de italiano, e viajo de volta às máscaras típicas. Il carnevale - ah! Fantasias, plumas e dourados, água sob gôndolas, vinho e cafés, vidro de Murano, rosas e pombos na piazza San Marco: isso foi Veneza para mim.
2) As leituras e as pesquisas. Lógico que aqui cabe um mea culpa, porque não rendi o suficiente - especialmente com o projeto do Lobo Antunes. Mas em 2011 não terei as mesmas desculpas. Creio que estarei enfim adaptada ao meu novo ritmo, à nova casa e aos novos interesses (que, afinal, são revisitações de antigos impulsos).
3) Os esportes. Eu, que sempre tive talento para a preguiça, desta vez me corrigi. Não o tempo todo, é claro; mas na maior parte das semanas do ano consegui comparecer à natação e à ioga. O resultado foi claríssimo na saúde. Para o ano que vem, tenho outros projetos, mais audaciosos...
4) A escrita. Se não avancei muito no prometido romance, por outro lado fico satisfeita ao ver meus livros e artigos publicados em 2010. As crônicas para o jornal inauguram uma fase que me interessa - e o mais importante: consigo separar as estruturas dos gêneros com maior técnica, consciência. Em outras palavras, o fato de escrever novamente textos curtos não me "bloqueará" para as tentativas com o romance...

De resoluções para o novo ano (além dos esportes que planejo e ainda mantenho em mistério por enquanto), estão: escrita, leitura, escrita, leitura; maior tempo para os amigos e a apreciação de artes; viagens, agendadas ou não; fotografias, longas tardes na rede, em companhia dos meus gatos; peace and love; distância radical de loucos e problemáticos; minimização extrema de atos burocráticos e maximização da alegria e do terrorismo-pelo-riso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário