LIVROS E BICHOS

Este é o blog da Tércia Montenegro, dedicado preferencialmente a livros e bichos - mas o internauta munido de paciência também encontrará outros assuntos.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Livros-esculturas

A obra acima é da artista irlandesa Jacqueline Rush Lee, que faz esculturas com livros. À primeira vista parece difícil identificar a matéria-prima deste cavalo? Mas basta olhar com atenção para perceber: são diversos livros, trabalhados de um jeito plástico, para montar a figura. Páginas, lombadas e capas são desconstruídas sob uma técnica que "petrifica" os volumes em determinada postura.
Confesso que conhecer a obra de Jacqueline me deu arrepios díspares. Primeiro, adorei a beleza das imagens, a suavidade e a destreza das peças. Mas não consegui disfarçar o lamento pelos livros que foram sacrificados ali e jamais voltarão à sua função natural, dissolvidos pelo anonimato de participarem das partes de uma escultura. Entretanto, consolo-me pensando que para alguns livros seria já bastante mérito integrar uma obra assim. Há tanta coisa inútil que se publica, que seriam necessárias várias Jacquelines talentosas para dar enfim uma serventia a essas páginas vãs...

Nenhum comentário:

Postar um comentário