LIVROS E BICHOS

Este é o blog da Tércia Montenegro, dedicado preferencialmente a livros e bichos - mas o internauta munido de paciência também encontrará outros assuntos.

terça-feira, 29 de março de 2011

Sofia blasée


Decididamente, Maria Antonieta deve ter sido uma exceção na filmografia da Sofia Coppola. Quando não é salva por um argumento histórico (que consegue, de modo interessante, trabalhar num feitio pop), ela derrapa na monotonia - por que será? A contemporaneidade é tão inútil assim, que os protagonistas de suas histórias sempre se mostram perdidos em dramas-clichês? Neste último domingo, fui ver Em algum lugar, apenas para dividir suspiros de tédio com uma plateia no dilema fico-ou-levanto. O enredo dá agonia de tão desgastado: o velho tema do sujeito podre de rico que esquece as coisas mais essenciais, como família, amor verdadeiro etc. A abordagem é igualmente óbvia, com intermináveis câmeras paradas, contando os minutos de vida que o personagem joga fora - e os espectadores também!
Apenas uma cena vale em todo esse lugar-comum: a bela dança no gelo que a atriz-mirim, filha do protagonista, faz no início do filme. O resto é tristemente desnecessário.

Um comentário:

  1. Ah! olha só... Eu estava quase convencido de que meu senso crítico para cinema era bem pouco apurado, porque, sempre que digo que não consigo admirar Encontros e desencontros, as pessoas me olham daquele jeito... Às vezes, até fico com vergonha de dizer isso e me calo. Não sei sobre a Sofia Coppola enquanto diretora, ainda quero ver Virgens suicidas - adoro o título! iuahuia Mas vi que não tô sozinho, né? =) Um beeeijo! Saudade de você.

    ResponderExcluir