LIVROS E BICHOS

Este é o blog da Tércia Montenegro, dedicado preferencialmente a livros e bichos - mas o internauta munido de paciência também encontrará outros assuntos.

domingo, 15 de maio de 2011

O horror ingênuo


Este fim-de-semana foi reservado para os quadrinhos: mergulhei nas histórias do Will Eisner (com o Spirit) e também conferi o volume Cripta, que traz as cinco primeiras edições da revista Eerie. É curioso como histórias que nasceram com pretensão sombria podem se tornar goticamente exóticas, tempos depois. A estrutura de apresentação e as narrativas em si chegam a despertar risos, ao contrário de medo - mas isso não é culpa da qualidade dos textos ou das imagens (quase todas muito boas!). O que mudou foi o público. Hoje não estamos mais acostumados a esse terror estimulado por figuras cadavéricas ou demoníacas; a expectativa de um assalto a mão armada nos aciona bem mais adrenalina. É lamentável como a vida urbana roubou essa ingenuidade de acreditarmos em mundos sombrios e maldições. Houve uma época em que os assombros nasciam do imaginário, e não das agressões reais, pouquíssimo criativas, da vida moderna.
Quando leio essas HQs sinto justificada a necessidade que alguns turistas sentem de se hospedar em casarões mal-assombrados ou velhos castelos ingleses, por exemplo. É a nostalgia dos relatos de horror que os motiva. Talvez o friozinho na espinha, ao pressentimento de um fantasma que arrasta correntes, seja uma espécie de reencontro com uma mitologia já quase totalmente abandonada...

Um comentário:

  1. Eisner é genial!
    Não sabia que você gostava, Tércia.
    Gosto muito de "Um Contrato com Deus", mas meu predileto ainda é "O Edifício".
    bj

    ResponderExcluir