LIVROS E BICHOS

Este é o blog da Tércia Montenegro, dedicado preferencialmente a livros e bichos - mas o internauta munido de paciência também encontrará outros assuntos.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Decepção de leitora

 Sim, meus caros, a decepção do leitor é uma coisa temível! Nenhum escritor pode subestimá-la - e quando digo escritor, envolvo neste conceito as editoras e os tradutores também, porque às vezes a culpa vem de territórios secundários à criação original. No caso da minha decepção de agora, não sei ao certo onde se situa a origem do problema, mas suspeito que seja na autora mesmo, Alice Munro, que no ano passado conheci através do livro Felicidade demais. Ora, este volume de contos me agradou muitíssimo, lembrando a interessante atmosfera que vivi ao ler Sinistros com fogo, do David Means. Já estava eu pronta a me tornar leitora fiel, quando experimentei Ódio, amizade, namoro, amor, casamento, o primeiro livro da Alice Munro editado no Brasil. Que desgosto! Eu me arrastei pela maioria dos contos, virando as páginas somente pelo resquício de gratidão que devia ao Felicidade demais - mas não havia, neste novo caso, nenhuma história que realmente valesse a pena, pela linguagem ou enredo. Se o propósito da autora foi patinar na monotonia e na desilusão (desiludindo também os leitores), ela alcançou pleno êxito! Terminei o volume disposta a não arriscar de novo - afinal, os escritores não deixam de funcionar como pessoas, dentro de relacionamentos: quando decepcionam, é difícil confiar novamente. Talvez somente com os clássicos aconteça a perfeição: eles sempre são encantadores e insuperáveis, e lê-los jamais pode trazer o risco de perder tempo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário