LIVROS E BICHOS

Este é o blog da Tércia Montenegro, dedicado preferencialmente a livros e bichos - mas o internauta munido de paciência também encontrará outros assuntos.

domingo, 22 de janeiro de 2012

A lua vem da Ásia & A música segundo Tom Jobim

Neste fim-de-semana tive ótimas diversões culturais - dentre elas, destaco o monólogo do Chico Díaz sobre o texto do Campos de Carvalho, n'A lua vem da Ásia. A peça é muito boa, embora no começo caia em certa monotonia: para quem conhece o livro, esta parte quase não ultrapassa uma recitação. Entretanto, quando o ator se desprende dos objetos cênicos da primeira parte, seu trabalho corporal se intensifica e se mostra em toda a expressividade. O final é impecável, com uma imagem lindíssima.

Recomendo também o documentário A música segundo Tom Jobim, que estreou recentemente. O único problema está no fato de que os artistas surgem e se vão da tela sem que seus nomes apareçam (são citados apenas nos créditos finais), e isso dá margem a que, num cinema, as pessoas fiquem aos cochichos, tentando adivinhar de quem se trata. Resultado: ninguém escuta nada por inteiro, com a fruição devida - e claro que há os mal educados, que partem para conversas inteiras durante o filme, como se estivessem num barzinho com música ao vivo. Vários "psssttt!!!" tiveram que acontecer hoje, por exemplo, para que uma obstinada velhinha tagarela calasse o bico. Apesar disso, o documentário vale a pena: nunca é demais rever Elis e Tom no dueto de "As águas de março" e - como curiosidade - há momentos engraçados, como o de Carlinhos Brown cantando "Luíza" num figurino completamente desconectado com a melodia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário