LIVROS E BICHOS

Este é o blog da Tércia Montenegro, dedicado preferencialmente a livros e bichos - mas o internauta munido de paciência também encontrará outros assuntos.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Escrita e fotografia - pelo mágico Oz

"Talvez seja assim: você escreve sobre eles como um fotógrafos dos tempos das fotografias sépia, um fotógrafo de reuniões familiares. Anda de um lado para outro entre os figurantes, bate um papo com todos, faz amizades, graceja, pede que finalmente se arrumem em seus lugares, vai e planta seus personagens em semicírculo, como um anfiteatro, com os mais altos de pé, aos pés deles você senta os mais baixos e as mulheres e as crianças, estreita os espaços entre eles, junta cabeça com cabeça, passa duas-três vezes entre as fileiras e com um leve toque endireita aqui e ali um colarinho, a fralda de uma camisa, dobras de mangas, fitas de tranças, e volta para trás de sua câmera apoiada num tripé, enfia sua cabeça embaixo do pano preto, fecha um olho, conta em voz alta até três, finalmente aperta o disparador e com isso faz todos virarem assombrações.
(...)
"Ele se enche de vergonha e de constrangimento por olhar para todos de longe, de lado, como se todos só existissem para que deles fizesse uso em suas histórias. E com essa vergonha vem também uma angustiante aflição por sua estranheza constante, por sua incapacidade de tocar e ser tocado, por estar sua cabeça, durante todos os dias de sua vida, enfiada no pano preto da velha máquina fotográfica."
(OZ, Amós. Rimas da vida e da morte. São Paulo: Companhia das Letras, 2008, pp.90-1)

Um comentário:

  1. Vim, vi, venci... E gostei!

    Um abraço literário aqui do Coração do Rio Grande! (Santa Maria-RS)

    ResponderExcluir