LIVROS E BICHOS

Este é o blog da Tércia Montenegro, dedicado preferencialmente a livros e bichos - mas o internauta munido de paciência também encontrará outros assuntos.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Todo leitor é virtual

Pediram-me que escrevesse um blog, e eu a princípio tanto relutei. Porque, antes de tudo, tenho o meu caderno-diário, que não estou disposta a transferir para o meio digital devido a muitas razões: comodidade, sentimentalismo e, acima de qualquer coisa, respeito ao gênero. Óbvio: diário não é objeto público nem volátil. É a via de escapatória sem limites exatamente por não ter leitores, ou por alimentar ilusões de estar preservado do olhar alheio - requisitos que às vezes se rompem, embora o usual seja o segredo, o mistério e a completa privacidade, nesse território tão íntimo.
Quando me explicaram que blog hoje é algo muito mais híbrido, espaço de idéias, citações, dicas e besteirinhas, respirei: se for assim... Mas ainda me incomodava a sensação de estar sendo espionada - o acesso em qualquer tela, pelo internauta anônimo: há uma certa promiscuidade nisso, eu pensava. E sentia falta da gaveta onde pudesse trancar meu diário a chave, ainda que blog não fosse bem um diário.
Quebrei a última barreira quando um amigo me lançou a pergunta-desafio: e por acaso os leitores de seus livros não são também desconhecidos, em sua maioria? Não folheiam o que você narra com o mesmo ímpeto curioso de um espião ou voyeur? Por que escrever numa página virtual agravaria essa condição? Todos os leitores são virtuais.
Pois é, concordei. E criei este "cantinho abstrato", um lugar para o exercício de muitas coisas, quem sabe. Batizei-o de "Livros e Bichos" para que me soe concreto e afetuoso, já que começa agora outra estranha sensação - a de que também eu me virtualizo e dissolvo um pouco neta página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário