LIVROS E BICHOS

Este é o blog da Tércia Montenegro, dedicado preferencialmente a livros e bichos - mas o internauta munido de paciência também encontrará outros assuntos.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Pausa para Ficção Científica

Para mim, ler ficção científica requer uma triagem obsessiva. É parecido com o que acontece com poesia ou prosa de tendência fantástica: quando o texto é fraco, não há como perdoar ou disfarçar; simplesmente fica insuportável.Outros gêneros narrativos não parecem sofrer tanto com isso, e alguns exemplos medianos tornam-se mesmo palatáveis (penso em longas listas de contos e romances), embora o ideal mesmo fosse que a gente lesse apenas obras admiráveis. Enquanto a minha tolerância ainda existe, faço concessões aqui e ali, exceto nos casos mencionados. Talvez por isso Ray Bradbury me seja tão caro; ele não decepciona nos relatos de FC, e posso mergulhar num de seus livros com tranquilidade. Atualmente faço isso com A cidade inteira dorme. Ainda não cheguei à metade do volume e já elegi dois contos indispensáveis: "O messias" e "A autêntica múmia egípcia feita em casa". O segundo não é um exemplo perfeito de FC, mas poucas vezes li coisa tão divertida (recordo algo semelhante em Kurt Vonnegut, que é outro maravilhoso, autor que fica na estante dos meus eleitos).
Para completar, Ray também é um escritor-que-posa-com-gatos, como o prova esta foto. Razão extra para confirmar a minha simpatia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário