LIVROS E BICHOS

Este é o blog da Tércia Montenegro, dedicado preferencialmente a livros e bichos - mas o internauta munido de paciência também encontrará outros assuntos.

domingo, 24 de julho de 2011

Amy

Ontem, em Guaramiranga, recebi a notícia da morte da Amy Whinehouse. Esse desfecho já tinha sido muito vaticinado (e até, morbidamente, recomendado, por fãs que preferem ídolos mortos a pessoas vivas em decadência), mas ainda assim eu me choquei. Lembro que foi nesta mesma paisagem, alguns anos atrás, que eu ouvi pela primeira vez o CD dela, sem acreditar que aquela voz poderosa não fosse de uma negra. Pois agora acabou-se o personagem, a fantasia, o sucesso doente. Pobre Amy! Foi um marionete na mão da imprensa marrom, dos traficantes, dos empresários. De sua curta vida, que prazeres reais ela tirou? Não acredito em glória póstuma; para mim, a única alegria real é a que se alcança em vida. Como artista tão talentosa, ela não precisava se esfacelar de tal jeito para virar um mito... E o nojento da história é que agora todo esse jornalismo que vendeu milhões em cima de seus escândalos vai vender outros tantos com a construção de uma mártir - coisa que Amy nunca foi.

Um comentário:

  1. Deve ter sido difícil digerir o sucesso e a obrigação de mantê-lo, sendo uma alma frágil como ela foi (pelo menos, assim parece para mim).

    ResponderExcluir