LIVROS E BICHOS

Este é o blog da Tércia Montenegro, dedicado preferencialmente a livros e bichos - mas o internauta munido de paciência também encontrará outros assuntos.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Agnès Varda

Vi As praias de Agnès Varda, lembrando da primeira vez que ouvi falar nesta fotógrafa e cineasta belga. No documentário Janela da alma, ela aparece comentando como decidiu filmar, muito de perto, o corpo de seu amado Jacques Demy, que na época tinha uma doença terminal. Nunca esqueci a expressão marcante desta mulher, apaixonada pelo companheiro a tal ponto que apenas a arte poderia resgatá-la de sua perda - e o olhar, a filmagem do olhar quase microscópico, era a sua tentativa de não submergir na dor completa.
Neste filme As praias..., mais recente e de sua autoria, Varda faz um resgate biográfico de 80 anos, mostrando como uma identidade se transforma e circula ao longo de descobertas mas, ainda assim, permanece essencialmente a mesma.

 Na imagem acima, como não poderia deixar de ser, Agnès aparece com sua gata, Zgougou.

Um comentário:

  1. Tércia, que linda expressão a sua em relação as sensações vividas e transmitidas por esta artista. Somente uma alma especial para reconhecer outra. Bravo querida.

    ResponderExcluir