Se puderem, leiam minha crônica, publicada hoje no jornal O Povo e disponível também no portal http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2011/07/06/noticiaopiniaojornal,2264146/alivio-comico.shtml
ALÍVIO CÔMICO
Sempre comemoro intervenções bem-humoradas e inteligentes, capazes de quebrar as rotinas circunspectas. Foi, portanto, com grande prazer que tomei conhecimento do projeto “Alívio cômico”. A proposta, criada pelo artista Paulo Montserrat, teve sua divulgação na última quinzena, provocando reflexões, risos, protestos e constrangimentos – tudo o que uma ideia interessante pode ocasionar.
Para quem não ficou sabendo, seguem explicações: o projeto se materializou através de falsos anúncios publicados em dois jornais cearenses, e o objetivo era conferir as reações do público. Conforme os leitores reagissem, telefonando para os números de celular adquiridos especialmente para esta finalidade, Paulo Montserrat fazia um “levantamento da perspicácia”, observando quantas pessoas compreenderam o ludíbrio, em oposição àquelas que acreditaram nos pseudo-anúncios. Claro que estabelecer a distinção não era fácil, sobretudo porque os textos do projeto circularam misturados a todos os outros reais, na múltipla seção dos classificados. Não havia nada que os distinguisse, nenhuma letra diferente ou moldura especial. Somente a informação seria capaz de despertar a suspeita de que aquilo era mesmo um “alívio cômico”, em meio a avisos sobre vendas, aluguéis e profissões.
Assim, por exemplo, na seção dedicada aos profissionais, encontravam-se coisas do tipo: “PROCURA-SE ENGENHEIRO. Centro de Estudos Espaciais contrata engenheiro de crateras lunares. Deve ser poliglota e telepata”. E houve quem se candidatasse... Outro anúncio era de uma suposta desempregada oferecendo seus talentos: “Ventríloqua de peixes, com grande experiência em circo e festinhas infantis. Também realiza dublagens e faz cover da Amy Whinehouse”. Várias ligações telefônicas comprovaram o interesse do mercado. Em compensação, o anúncio da massagista que se dizia “especialista em genitálias e joelhos, com larga experiência em mutilados de guerra” recebeu apenas a ligação de um estrangeiro (com forte sotaque), que perguntava se a tal moça por acaso não tinha nascido no Vietnã.
Paulo Montserrat concluiu que os anúncios de teor mórbido quase não atingem o efeito de humor, ao passo que os exóticos ou simplesmente bizarros têm alta adesão. Senão, como explicar o recorde de 32 chamadas em um único dia, para responder ao anúncio erótico de uma suposta russa que prometia: “Faço sexo oral enquanto recito Maiakósvki na língua de sinais”? Esta marca quase empatou com um anúncio de procura para “ufólogo profissional ou amador, com pelo menos três relatos comprovados de contato sideral. Abdução imediata”. 29 pessoas telefonaram, dispostas a viajar para bem longe deste nosso planeta cruel. Ganharam, ao menos, uma pausa para o espanto e a risada.
Tércia Montenegro (escritora, fotógrafa e professora da UFC)
Muito bom...sair da realidade nos traz certeiro alívio.
ResponderExcluirObrigada pelo passeio.