LIVROS E BICHOS

Este é o blog da Tércia Montenegro, dedicado preferencialmente a livros e bichos - mas o internauta munido de paciência também encontrará outros assuntos.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A cultura dos professores

Determinada revista recentemente mastigou uma nova estatística (ohhhh!!!) para escandalizar os pedagogos & Cia. Lta.: a maioria dos professores do Brasil não frequenta espaços culturais em seus momentos de lazer. Mas, meu Deus, por que o espanto? A afirmação é tão evidente quanto se eu dissesse: a maioria dos professores não tem quase momentos de lazer, ou a maioria dos brasileiros (de qualquer profissão) não frequenta espaços culturais.
Problema --> Por que os professores deveriam ser mais exigidos em frequência de atividades culturais do que os engenheiros, por exemplo, ou as empregadas domésticas?
Provável resposta de um(a) pedagogo(a) de dedo em riste e voz trêmula --> "Porque... porque os professores são responsáveis pela formação de nossas crianças e adolescentes, ora essa!"
Papo furado! Os responsáveis por 80% (já que a estatística impressiona) da formação de crianças e adolescentes são seus pais e não seus professores! De que adianta o professor aplicar duas horas do seu fim-de-semana para ir ao teatro ou à ópera por obrigação e ordens da diretoria? Ele achará isso tão cruel e injusto que poderá mesmo passar a seus alunos - ainda que inconscientemente - a antipatia por esses espetáculos que lhe foram impostos, na última reunião curricular.
Se o sujeito tem como conceito de diversão gastar o domingo na praia chupando patinha de caranguejo, não é possível fazer nada. Agora, se, ao contrário, a pessoa encontra prazer legítimo visitando exposições e museus, ou indo ao cinema ou ao teatro, ou lendo ficção... que ótimo! O mundo fica mais interessante por esse detalhe, esteja a pessoa no ramo profissional que for.
Moral da história: o trabalho de alguém é uma circunstância de vida, não é sua vida inteira. Essa circunstância não pode interferir na liberdade que se tem de fazer o que se quer durante o lazer. O grande nó de tudo - que a tal revista, naturalmente, esqueceu de apontar, é: Por que as atividades culturais deveriam ser uma obrigação para professores, alunos ou seres humanos, em geral? Por que a arte tem de ser enfiada goela abaixo (sendo que essa é a maneira infalível de criar chupadores de caranguejo)? Arte é prazer - nada menos que isso.
Convém lembrar a velha e sábia frase: "Se não der prazer, não faça!"

Nenhum comentário: