LIVROS E BICHOS

Este é o blog da Tércia Montenegro, dedicado preferencialmente a livros e bichos - mas o internauta munido de paciência também encontrará outros assuntos.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Umbigo sem fundo + filmes


É claro que a crítica exagerou ao chamar esta obra de "épica" - ou então, o conceito já se desmantelou, como muita coisa nesta era pós-pós. Mas, sem grandes pretensões (ou talvez justamente por não tê-las), esta é uma boa leitura. O traço de Dash é grotesco, o que combina com o caráter de suas personagens. Muitas soluções de movimento são impressionantes, nestes quadrinhos: eles têm ritmo e sabem trabalhar o monocromático e os espaços vazios.
Foi bom relaxar de um político romance do Agualusa (A Conjura) com este Umbigo sem fundo.
Fora isso, os dias têm sido fílmicos: muuuuita coisa dispensável - mas dá pra destacar, da locadora, A onda (só pra não dizer que não falei do nazismo), que não me convenceu completamente porque essas ambientações de escola são sempre muito complicadas: para os não-professores, deve parecer bem verossímil, mas quem está no magistério sabe que a realidade é muito diferente, e não só no Brasil. Outro filme? Hum... Talvez A vida secreta das abelhas, que tem um título quase tão poético quanto A língua das mariposas, mas não chega a ser tão bom. Também, seria demais pedir um roteiro com a qualidade do Manuel Rivas sem ser produzido pelo Manuel Rivas... Apesar de tudo, A vida secreta vale pelo toque histórico e pela aparição de Dakota Fanning, que atuou tão bem - embora fosse então uma garotinha - no belo Sonhadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário