LIVROS E BICHOS

Este é o blog da Tércia Montenegro, dedicado preferencialmente a livros e bichos - mas o internauta munido de paciência também encontrará outros assuntos.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Tetro


Ontem consegui um tempinho (faltando à natação) para ver Tetro, no cinema do Dragão do Mar. É um belo filme, com uma irresistível fotografia: dá vontade de ter uma cópia em casa, para ficar parando em inúmeras cenas, que merecem ser contempladas de-mo-ra-da-men-te. A plástica no preto e branco ficou realmente incrível neste filme; acho que só vi coisa tão boa em A fita branca, pelo menos no que concerne a obras recentes. O roteiro, em compensação, não é tão grandioso assim... A história tem bons mistérios, mas falha na verossimilhança do trato humano. O protagonista vive uma fase como louco, interno em manicômio, e depois - fora uns acessos de raiva e misantropia - parece viver como alguém normal, dentro do parâmetro de angústia de um artista fracassado. Também não convence a resolução que fez a mãe de Bennie, o irmão-filho, tomar uma overdose que a pôs em coma por 9 anos. Por que ela tomaria uma atitude dessas? Por remorso, revolta, loucura? Mas tanto tempo depois do acontecimento perturbador, que foi deixar o namorado para casar-se com o pai dele? Uma mulher na vida real conseguiria superar a consciência, se estivesse realmente apaixonada pelo ex-sogro. Se não fosse o caso, o que a impediria de se separar? Algo tão mais simples que o suicídio...
Alguém pode argumentar que a arte lida com clímax, exacerbações que não se encontram na vida trivial - mas o que eu reclamo não é um realismo ingênuo. Quero somente que a história me convença daquele comportamento; não posso aceitar uma reação de um personagem que não parecia predisposto a ela. Isso acontece também quando Bennie ouve Tetro contar a verdade: o transtorno que acomete o garoto (e seu quase-suicídio, igualmente) não corresponde ao temperamento do personagem, fica falso e (com o perdão da palavra) até meio fresco. Resvala num chavão revelador, com aquelas luzes dos faróis dos carros gritando uma metáfora gasta.
Há problemas no filme, portanto, mas creio que eles se concentram na narrativa. A parte fotográfica e a atuação permanecem impecáveis

Um comentário:

  1. Cada espaço é aproveitado, cada enquadramento e assim se potencializa o drama. Tetro é um despertar. Coppola rejuvenesceu com ele. É uma tentativa de renovar a própria obra.
    Invertendo o preto-branco para representar o presente e o colorido para representar o passado quer com isso dizer que o que se foi era bom, e isso não é verdade - tudo é doloroso. Os dois irmãos são bem fraquinhos como atores. Definitivamente eu não gostei. Talvez se Almodovar o tivesse filmado...mas
    "só há lugar para um gênio nessa estória".

    ResponderExcluir