Trechos indispensáveis para "desgrilar" (apud J. Kerouac):
"Prisão é o lugar onde você promete a si mesmo o direito de viver."
"Agora saca só esse pessoal aí na frente. Estão preocupados, contando os quilômetros, pensando em onde irão dormir essa noite, quanto dinheiro irão gastar em gasolina, se o tempo estará bom, de que maneira chegarão onde pretendem - e quando terminarem de pensar já terão chegado onde querem, percebe? Mas parece que eles têm que se preocupar e trair suas horas, cada minuto e cada segundo, entregando-se a tarefas aparentemente urgentes, todas falsas; ou então a desejos caprichosos puramente angustiados e angustiantes, suas almas realmente não terão paz a não ser que se agarrem a uma preocupação explícita e comprovada, e tendo encontrado uma, assumem expressões faciais adequadas, graves e circunspectas, e seguem em frente, e tudo isso não passa, você sabe, de pura infelicidade, e durante todo esse tempo a vida passa voando por eles e eles sabem disso, e isso também os preocupa num círculo vicioso que não tem fim."
"Qual é a sua estrada, homem? - a estrada do místico, a estrada do louco, a estrada do arco-íris, a estrada dos peixes, qualquer estrada... Há sempre uma estrada em qualquer lugar, para qualquer pessoa, em qualquer circunstância."
Amo, amo, amo Kerouac. Gosto tanto do autor, que minha monografia foi sobre ele :) Essa sensação da liberdade, da estrada é mágica. Fico feliz de vê-lo por aqui. Ainda acho que sua literatura é pouco explorada. Se quiser dar uma olhada em outras frases dele: http://estradaaberta.blogspot.com.br/2012/02/jack-kerouac.html
ResponderExcluir