Quando estive na galeria dos pintores brasileiros, no Museu de Belas Artes do Rio, fiquei absolutamente impressionada com a série de quadros do Pedro Américo em que aparece uma mesma figura feminina, de olhos impossíveis. No detalhe da tela acima, ela aparece no papel de Joana D'Arc, e em vários outros quadros assume personagens as mais diversas. Quem teria sido essa modelo que posou para o artista? Será que ela realmente possuía esses olhos anatomicamente absurdos (apesar de belos, ou exóticos)? Como Pedro Américo era muito talentoso, não posso crer que ele tenha "exagerado" ou "errado" a fisionomia dessa mulher, ainda mais quando vemos o seu rosto, idêntico (e até mesmo envelhecendo, conforme a cronologia das pinturas), na série dos quadros ali expostos.
Estou remoendo o mistério dessa identidade... Se alguém tiver qualquer pista, por favor, me ajude!
Exótica figura, intrigante mistério.
ResponderExcluirOlá Tércia, achei seu questionamento ao procurar a mesma informação. Sou de Porto Alegre. Em maio deste ano visitei o Rio e fiquei encantado com o quadro - senão enamorado.
ResponderExcluirDescobri em uma busca que era a esposa de um funcionário da embaixada brasileira em Paris.
Segue o link.
http://www.brasilartesenciclopedias.com.br/temas/carioca.html
Atenciosamente, Rodrigo
OBS: vi que você também é escritora. publiquei meu primeiro livro de contos no ano passado, o segundo já está pronto saindo do forno em breve. Também estou escrevendo um romance. Espero que o seu seja um sucesso.